segunda-feira, 29 de junho de 2015

Férias e bolo de maracujá.

Acabou o primeiro período da faculdade! Meus primeiros seis meses na universidade se resumem entre história, fotografia, língua portuguesa, teoria do jornalismo, provas, trabalhos, textos e "meu Deus do céu eu não vou conseguir", mas, no fim, tudo deu certo!

Agora é hora de descansar e se preparar para o segundo round. E se tem uma coisa que eu adoro fazer nas minhas férias (e nos outros dias do ano também) é cozinhar! Sou bem curiosa quando o assunto é cozinha e sempre procuro receitas novas e diferentes para testar. Hoje eu resolvi preparar uma receita de bolo de maracujá e vou deixar as minhas impressões e o modo de fazer ali em baixo.

Eu sou uma pessoa perdidamente apaixonada por maracujá e tudo o que deriva dessa fruta: sorvete, mousse, suco... (não sei mais o quê). Quando eu vi na fruteira alguns maracujás ficando velhinhos, resolvi experimentar essa receita e ver no que ia dar...

Ingredientes:
- 1 xícara de manteiga (ou margarina);
- 2 xícaras de açúcar;
- 5 gemas;
- 5 claras;
- 1 xícara de polpa de maracujá com sementes (eu coloquei um maracujá grande);
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:
- Bater as claras em neve e reservar;
- Em outro recipiente, bater a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado;
- Acrescentar as gemas e bater mais um pouco e, depois, acrescentar a polpa do maracujá, o trigo, o fermento e, por último, as claras em neve, mexendo com cuidado;
- Levar ao forno em 180ºC por 40 minutos.



Calda
Ingredientes:
- Polpa de 2 maracujás;
- 1 xícara de açúcar;
- 1/2 xícara de água;
- 1 colher (de sopa) de amido de milho.

Modo de preparo:
- Misturar o amido de milho na água;
- Colocar em uma panela todos os ingredientes;
- Mexer por 5 minutos ou até engrossar.

Eu nunca tinha comido bolo de maracujá na minha vida e gostei bastante. A massa fica bem fofinha e o gosto beeeem suave. Nessa receita, por ser colocada a polpa do maracujá COM as sementes, o bolo fica com as sementinhas crocantes. Eu não gostei muito das sementes inteiras, e acho que uma outra opção seria bater a polpa e coar, para ficar só o suco. Porém, a minha mãe, ao contrário de mim, disse que adorou as sementinhas no bolo e que deu "um gostinho especial". Então, fica a critério do cozinheiro (ou da cozinheira) retirá-las ou não.

Outra coisa que eu mudaria na receita, é a quantidade de açúcar. O meu bolo ficou bem docinho, e, por eu ter feito a calda que também é BEM doce, acho que eu poderia ter tirado um pouquinho do açúcar da massa para "repor" com a calda. 

No geral, o bolo ficou bem gostosinho e é uma ótima opção para comer junto com um café, no final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário